NECESSÁRIO VOS É NASCER DE NOVO

“[…] É necessário que vocês nasçam de novo” (João 3:7 NVI).

LOUVOR (Nova Criatura (Kleber Lucas)

A minha vida é tua vida
Tudo que sou é totalmente teu senhor
O meu presente e o meu futuro te entreguei
E o meu passado afoguei
No mar do esquecimento do senhor
Nova criatura eu sou
Nova criatura
 
Eu não sou tudo o que você precisa
Ainda não sou tudo aquilo que eu queria ser
Mas uma coisa eu sou,
Não abro mão, não
Nova criatura sou
Nova criatura
Ah, eu sou nova criatura
Nova criatura eu sou
 
Ah, aquele que está em cristo
Já morreu pro mundo
Ah, aquele que está em cristo
Vive pra Deus, sim.

TEXTO PARA REFLEXÃO

O Novo Nascimento é o tema central da Teologia Cristã.

Enquanto as religiões consideram o homem como um ser naturalmente bom, a Bíblia diz o contrário.

“Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer” (Salmos 53:3).

“[…} porque todos pecaram” (Romanos 5:12).

Na conversa mais famosa da Bíblia, um homem religioso, mestre da Lei, talvez um homem irrepreensível na sociedade onde vivia, reconhece a fonte do poder e da autoridade de Jesus. No entanto, Jesus parece ignorar aquele elogio e declara:

“[…] É necessário que vocês nasçam de novo” (João 3:7).

Jesus deixa claro nessa conversa que se o homem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus, muito menos entrar nele.

No entanto, apesar de ser um homem instruído, Nicodemos não entende como isso poderia acontecer. Quando ele relaciona a sua condição (um homem experiente, mestre da Lei, religioso) com a exigência de Jesus, ele parece relacionar a dificuldade de todo religioso diante dessa mensagem: “como começar a vida novamente, ‘do zero’ e deixar para trás todo o meu conhecimento, a minha justiça e o meu sistema de crenças?”.

Porém, aqueles que reconheciam que eram pecadores “pulavam de alegria” ao receberem essa mensagem: “quer dizer que eu terei a oportunidade de começar de novo… de zerar tudo?”.

Agora, se você tem dúvida se nasceu de novo ou não, então, na verdade, você não nasceu de novo. Todo aquele que já viveu a experiência do novo nascimento, sabe que é “nova criação” (2 Coríntios 5:17; Romanos 8:16).

Nicodemos queria saber o que ele teria de fazer para nascer de novo. Assim age o religioso: ele quer conquistar o favor de Deus por méritos próprios.

Jesus estava falando de um processo espiritual. De uma obra do Espírito Santo. Por analogia podemos comparar com a geração natural de uma criança: o que o bebê precisa fazer para nascer? Após a fecundação, é a mãe quem gera; é a mãe quem sofre as dores até sangrar para o bebê nascer. Assim também é em relação ao Novo Nascimento: Jesus já fez todo o trabalho; ele sofreu até sangrar para que pudéssemos Nascer de Novo. O Espírito Santo nos gera de novo porque Jesus já fez todo o trabalho necessário.

O que Nicodemos, e nós também, precisamos fazer é reconhecer que somos pecadores, arrependemos de nossos pecados e confessar que precisamos de Jesus.

Mas, e para uma pessoa que já nasceu de novo e desistiu da nova vida em Cristo, é possível recomeçar de novo?

Moisés é um exemplo de que é possível recomeçar, apesar de ter vivido na Antiga Aliança.

Em Êxodo 32 lemos que após Deus escrever os Dez Mandamentos nas tábuas de pedra, quando Moisés desce o monte, o Senhor revela que o povo havia pecado. Apesar de Moisés parecer dar “um sermão” em Deus, ao chegar no acampamento ele quebra as Tábuas da Lei em sinal de desistência da sua missão.

No entanto, lemos em Êxodo 34 que Deus dá a Moisés uma nova oportunidade de recomeçar. Moisés vive todo o processo novamente, demonstrando que para recomeçar é preciso reconhecer o erro, arrepender e arcar com as consequências. Moisés teve de esculpir novas tábuas pedras que Deus antes havia feito, em sinal de restituição. Zaqueu também viveu esse processo quando declarou a Jesus que restituiria àqueles que havia roubado (Lucas 19:8).

A Bíblia afirma que “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia” (Provérbios 28:13).

Se você se sente reprovado em sua nova vida com Jesus, não desista ainda. Jesus te chama para começar de novo. Ainda há esperança. O Senhor não desistiu de você!

Contudo, se você nasceu de novo, seja “como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação” (1 Pedro 2:2).

Que você crescer na Graça e no Conhecimento do Senhor (2 Pedro 3:18), no exercício de uma fé abundante em Jesus. Deus te abençoe.

Por Emerson Cardoso (Adaptação de Luciano Subirá, Orvalho.com; Douglas Gonçalves, JesusCopy)

QUESTÕES PARA REFLEXÃO

  1. O que significa nascer de novo?
  2. Por que é necessário nascer de novo?
  3. O que fazer para nascer de novo?
  4. Posso recomeçar de novo? O que devo fazer?
  5. O que é ser uma “nova criação” (2 Coríntios 5:17)?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *